Por: Bruno Alvarenga Ribeiro.
Comecemos com uma historinha. Certa
vez numa experiência quatro cegos foram convidados a dizer o que era um
elefante depois de apalpar uma das partes do seu corpo. O primeiro
apalpou a tromba e disse: um elefante é como uma mangueira de incêndio. O
que apalpou a orelha retrucou dizendo: não é nada disso, um elefante é
como uma grande folha, plano, porém espesso. Logo o terceiro cego, que
havia apalpado uma das pernas mencionou: um elefante não é uma mangueira
e nem mesmo uma grande folha, um elefante é como um grande poste de
madeira. O quarto cego depois de apalpar a calda disse sorrindo: vocês
estão todos enganados, um elefante é como um chicote, fino e com pêlos
em sua extremidade.
E se um dos cegos tivesse a
brilhante ideia de questionar: um elefante não seria tudo isso que
mencionamos? Se os cegos tivessem trabalhado juntos e somado as
percepções não teriam eles chegado a um denominador comum? Não teriam
eles decifrado o que é um elefante? Muitos supervisores, gerentes e
diretores de empresas são como estes cegos. Só enxergam o seu trabalho. O
seu trabalho é sempre mais importante do que o trabalho da equipe.
Esquecem da valiosa lição de gestão de pessoas que nos apresenta esta
historinha: “o pior cego é aquele que não quer ver”.
O pior cego é aquele que não
quer ver que o sucesso de uma empresa é um produto do trabalho de
pessoas. E o bom gestor de pessoas não coloca a sua visão acima da visão
de seus colaboradores, ao contrário, ele faz com que a visão da equipe
esteja acima dos caprichos individuais. O bom gestor de pessoas não se
prende à sua visão, pois sabe que a sua visão é parte integrante de um
todo formado pela visão dos colaboradores que compõem a sua equipe de
trabalho. O bom gestor de pessoas não é como os cegos da nossa
historinha, ele sabe a hora de renunciar à sua visão, pois compreende
que o seu sucesso individual é fruto do sucesso da equipe.
Mas, o que é Gestão de Pessoas?
Gestão de Pessoas é um conjunto infinito de atitudes para extrairmos das
pessoas o que elas têm de melhor. Pessoas são como um diamante bruto
que precisa ser lapidado. O diamante bruto tem o seu valor? Sim, ele
tem. Mas, depois de lapidado o seu valor fica muito maior. E é isso o
que faz o gestor de pessoas, ele aprimora conceitos e atitudes, primeiro
os seus próprios conceitos e atitudes, depois os conceitos e atitudes
dos seus colaboradores.
Disto inferimos que não há
gestão de pessoas sem inteligência emocional. Ninguém pode gerir o outro
se não pode gerir a si mesmo. Eu sou um bom gestor de pessoas na medida
em que o conhecimento que tenho de mim mesmo me permite prever quais
serão as minhas atitudes em circunstâncias específicas. Se posso prever,
posso evitar aquelas atitudes que têm o potencial de gerar
conseqüências desastrosas para os meus relacionamentos.
Seja inteligente, conheça-te a ti mesmo. Conheça-te a ti mesmo e será um bom gestor de pessoas. Pense nisso!
Amigo Bruno! Nossa,você é "fera" nestas questões do emocional das pessoas! Fico com medo de não conseguir acompanhá-lo. BOMBOU! Beijo, Lylian
ResponderExcluirUau, adorei o comentário!!! Rsrsrsrs... Bem, faço o que posso para compartilhar um pouco do que sei com as pessoas de forma a ajudá-las. E fico feliz que vc esteja gostando dos textos do blog.
ExcluirAbraços!!!
Bruno:
ResponderExcluirÉ incrível que, mesmo com toda a informação disponível, ainda existe pessoas com pensamento retrógrado, do tipo que você citou no seu post.
As pessoas ainda não estão dispostas, nem preparadas para compartilhar conhecimento.
Acreditam que, quem têm o conhecimento, detêm o poder é portanto é superior.
E os colaboradores são meras peças de uma grande engrenagem.
Esquecem porém, que para essa engrenagem funcionar, é necessária a participação de todos.
Abraços:
Sil
Belas palavras Silvana. O problema de se tratar pessoas como objetos é que isso acaba criando uma instituição "doente", pois gera um clima de trabalho que acaba afetando a saúde dos trabalhadores, e como consequência isso também afeta produtividade e torna as relações insustentáveis.
ExcluirObrigado pela participação! Abraços.