Por: Bruno Alvarenga Ribeiro.
O que interessa saber é que estas relações criam contingências de reforço que reforçam comportamentos de ambas as partes. Um blogueiro só cria um blog com a intenção de atingir um determinado público. Na internet há públicos para todos os gostos, mas é preciso saber como atingir cada público em particular. As informações que um blogueiro disponibiliza em um blog produzem contingências de reforço que afetam os seus leitores. Da mesma forma, quando os leitores fornecem ao blogueiro algum feedback, seja através dos espaços para comentários, ou através de outros contatos, esse feedback contribui para reforçar os comportamentos do blogueiro, ou produzem estímulos discriminativos que sinalizam para mudanças que precisam ocorrer para que o blog possa cumprir sua missão.
Como na vida real o mundo virtual não está livre das leis que regem o comportamento humano. Operações de reforçamento também são estabelecidas na web. Saber criar contingências de reforço que afetem o público-alvo de um determinado blog é uma forma de cativar este público e fazer com que o mesmo volte a visitá-lo e também o divulgue em outros círculos que o blog dificilmente atingiria de forma direta. Portanto, seguem algumas dicas que podem ajudar a criar estas contingências.
1 - Cuide do Visual do Seu Blog
Imagine a seguinte situação: você é convidado para visitar a casa de um amigo que acabou de conhecer. Quando chega em sua casa encontra roupas e sapatos jogados para todos os lados. Encontra talheres e panelas sujas empilhadas na pia da cozinha. Ao entrar no banheiro percebe que o cesto de roupas sujas está transbordando. Qual será a sua impressão? Provavelmente a impressão não será muito boa, e a mesma será acompanhada de um sentimento de repulsa, de uma vontade de sair correndo daquele lugar (comportamento de fuga).O mesmo pode acontecer com um blog. Por isso o visual deve ser algo que preocupe um blogueiro. É muito comum navegarmos na internet e encontrarmos blogs em que imagens vão além dos limites disponíveis para as postagens de textos ou para a distribuição de gadgets. Gadgets são aqueles dispositivos que ficam nas colunas laterais dos blogs. Nestas colunas é comum encontrarmos os seguidores, um tradutor, contador de visitantes, menu de últimas postagens, menu de postagens populares, etc. Também é comum encontrar imagens publicitárias. Em blogs em que não existe cuidado com o visual há um excesso destas imagens e muitas vezes elas costumam transpor os limites das colunas, o que visualmente causa uma péssima impressão.
O visual do blog pode ser atrativo ou repulsivo. Pode estabelecer contingências de reforçamento positivo ou negativo, por isso todo cuidado com esse quesito é essencial. Outra coisa importante é que o visual conta muito na hora do carregamento da página. Uma página que demora a carregar tende a afastar visitantes. Não queremos os visitantes longe de nossos blogs, ao contrário, queremos que eles conheçam nosso trabalho.Você pode minimizar este problema usando o recurso de apresentar apenas resumos de suas postagens na página inicial do blog. Se você não sabe fazer isso clique aqui. Existe ainda a opção de diminuir o número de postagens na página principal. Veja a imagem abaixo:
Vá em "configurações" e depois clique em "postagens e comentários". Em seguida vá até "Mostrar no Máximo". Neste campo você escolhe quantas postagens vão aparecer na página principal do blog. Essas configurações são válidas para a plataforma blogger. Vejam que no Café com Ciência aparecem 11 postagens. Mas como uso o recurso do resumo de postagens, na verdade só aparecem o resumo dos textos que posto com sua foto principal. A vantagem de utilizar este recurso é que ele apresenta apenas parte do texto, se o leitor quiser continuar a leitura deve clicar em "Leia mais". Dessa forma é possível manter o leitor mais tempo no blog e aumentar as chances de que ele tenha contato com textos completos, como também aumentar as chances de visitar outras páginas do blog.
2 - Cuide do Conteúdo do Seu Blog
Pessoas visitam blogs não somente por causa da estética. Estética (visual) é importante, mas não é tudo, não é o principal fator que atrai pessoas para um blog. Conteúdo é o principal fator. Cuide do conteúdo do seu blog. Procure produzir conteúdos originais. É muito comum encontrarmos na blogosfera muitos blogs que são cópias uns dos outros. É bom lembrar que plágio é crime!!! Produza seu próprio conteúdo.Mas você deve estar se perguntando: sobre o que devo escrever? Há uma infinitude de assuntos sobre o qual se pode falar. Todavia, é recomendável que um blogueiro fale sobre algo que tem algum domínio, assim aumenta as chances de produzir conteúdo original, de produzir algo que não pode ser encontrado em outros blogs. Se um visitante encontra em um blog algo que não consegue encontrar em outro que trata dos mesmos temas, é mais do que esperado que ele passe a seguir o primeiro blog. Conteúdo não encontrável em outros blogs é altamente reforçador!
A opção do Café com Ciência é produzir conteúdos sobre Análise do Comportamento e Behaviorismo Radical. Há diversos blogs que tratam do mesmo tema. O diferencial do Café com Ciência é produzir textos em uma linguagem bastante acessível, textos que evitem o excesso de jargão técnico, algo que pode ser aversivo aos neófitos, aos que não dominam a Análise do Comportamento e seus principais conceitos. O Café com Ciência não é melhor que os outros blogs que tratam da mesma temática, mas tem uma forma diferente de apresentá-la. Aliás, o Café com Ciência é parceiro destes outros blogs, pois estas parcerias só enriquecem o trabalho de um blogueiro.
3 - Cuide Bem dos Parceiros do Seu Blog
Os parceiros são aqueles sites ou blogs que geralmente tratam da mesma temática. São importantes meios através do qual um blogueiro pode divulgar o seu trabalho. Os parceiros costumam indicar o trabalho de um blogueiro para outros blogueiros e outros círculos de pessoas que originalmente o blog dificilmente atingiria. Estabalecer com os parceiros do seu blog uma relação amistosa é fundamental para o seu sucesso!Mas não precisamos nos limitarmos a estabelecermos parcerias apenas com blogs e sites que tratam da mesma temática. Outros parceiros de outros nichos também podem ajudar na divulgação. O importante é ter cuidado para não estabelecer parcerias com sites e blogs que tenham conteúdos ilegais, pois isso pode associar a imagem destes blogs ao seu. Essa associação poderia tornar seu blog aversivo. É tudo uma questão de contingências de reforço. Estímulos aversivos associados a estímulos previamente neutros, faz com que estes últimos também se tornem aversivos.
Reseve em seu blog um espaço para divulgar o trabalho dos seus parceiros, pois certamente eles farão o mesmo por você. Diferente de websites é sabido que um blog não tem muito espaço. A opção para economizar espaço é através da criação de banners rotativos. Clique aqui e seja direcionado para um blog que ensina como fazer esse tipo de banner. Mas talvez você nem tenha criado ainda um banner para seu blog. Então, clique aqui para aprender como fazer isso. Ao clicar você será direcionado para o blog do "Gerenciando Blogs". Considero esse um dos melhores blogs para se aprender como gerenciar um blog.
Um banner é uma forma prática para divulgação de seu blog, e através dele você pode estabelecer boas parcerias de maneira bastante simplificada. Além do mais, um banner é um estímulo visual que tem grandes chances de chamar a atenção de leitores, e quando bem alojados nas páginas dos parceiros, podem ter um efeito muito interessante sobre o fluxo de visitantes do seu blog. Divulgue os banners de seus parceiros, pois esta é a melhor forma de reforçar os comportamentos que mantém a relação deles com você.
4 - Cuide Bem dos Visitantes do Seu Blog
Entre os visitantes estão aqueles que acessam o blog pela primeira vez ou os que já visitaram anteriormente e volta e meia retornam para novas visitas. Cuidar bem dos visitantes é uma forma de aumentar as chances de que retornem ao blog. Seguindo os passos citados acima você já está fazendo isso. Todavia, seguir esses passos não é suficiente. É necessário que você se dedique a dar atenção aos seus visitantes.A melhor forma de fazer isso é sendo cordial e atendendo às suas solicitações. Geralmente visitantes interagem com um blogueiro através do campo de comentários. Neste campo eles postam o que acharam dos textos que puderam ler no blog. Responder a estas postagens é uma forma de cativar seus visitantes, é uma forma de reforçar o comportamento de visitar o blog. Reforço positivo é sempre bem-vindo!
Arranje um tempo para comentar as postagens de seus visitantes. Se for criar um blog e não tiver esta disposição, então, é melhor nem criar. Não comente por comentar. Comente demonstrando que você foi atencioso ao conteúdo da postagem. Logicamente você não precisa concordar com o que dizem seus visitantes. Mas mesmo na hora de discordar vale a pena a lei da cordialidade, afinal de contas até os visitantes que discordam têm algo a acrescentar. É verdade que nem todos têm algo a acrescentar, mas isso não é motivo para transformar seu blog em um espaço de discórdias.
Seus visitantes poderão sentir que você está sendo atencioso se adicionar em uma das colunas laterais um gadget sobre comentários recentes. Se não sabe como fazer isso clique aqui. Dessa forma os últimos comentários aparecerão na coluna em que o gadget for adicionado. Assim você reforça o comportamento de participação de seus visitantes, como também gera estímulos discriminativos que incentivarão outras pessoas a comentarem nas postagens do seu blog.
Uma forma de facilitar a interação entre visitantes e blogueiros é configurando bem as opções de postagens e comentários. No blogger isso é feito clicando primeiro em "configurações" e depois em "postagens e comentários". Veja a imagem abaixo:
A imagem é um print das configurações que utilizo. A esquerda você verá os campos "Configurações" e "Postagens e Comentários". É onde você deve ir para configurar as opções de comentários a serem postados pelos visitantes. Você tem a opção de moderar os comentários, ou seja, eles só aparecerão em seu blog depois que você autorizar. Não é muito aconselhável. Quem posta num blog espera ver imediatamente seu comentário postado. Reforço positivo contingente ao comportamento de comentar acaba por fortalecer este comportamento. Filtrar comentários dificulta a interação com os visitantes. Eu uso opção nunca moderar comentários e isso vocês podem verificar acima.
Outra configuração que utilizo é deixar os comentários abertos para qualquer um que queira postar, inclusive usuários anônimos. Esta opção desobriga os seus visitantes a terem uma conta compatível com o blogger como o yahoo ou gmail. Mesmo que os visitantes não tenham nenhuma dessas contas poderão comentar no blog. Também não utilizo a verificação de palavras, aquela caixinha com letras e números para as pessoas digitarem antes de postarem, pois isso tende a desistimular o visitante a postar. E ultimamente as letras estão cada vez mais difíceis de serem identificadas.
Logicamente que estas configurações podem gerar inconvenientes. Você estará sujeito a ter que enfrentar comentários que pouco contribuem para o blog. Você pode entrar na onda dos trolls ou ignorá-los, ou seja, reforçar seus comportamentos ou extingui-los. Só não transforme seu blog num campo de guerra. Escolha as configurações que gerem menos aborrecimentos e que mais se adaptem ao seu blog. O importante é facilitar a vida dos visitantes.
5 - Conclusão
Cuidar de um blog não é fácil, mas pode ser muito gratificante. Um blog pode ser um interessante meio para a divulgação de informações que sejam úteis para uma parcela significativa de usuários da internet. Neste texto você encontrou algumas dicas de como influencar os comportamentos dos visitantes de um blog à luz da Análise do Comportamento. Existem outras dicas, mas vamos parar por aqui. Deixemos essas outras dicas para outros posts que darão continuidade a este texto.Espero que o leitor possa fazer bom proveito das dicas!
Outros artigos semelhantes a este? Abaixo você encontra outras indicações de leituras do Café com Ciência, não deixe de conferir.
Olá Bruno, como vai? :) Espero que tudo bem!
ResponderExcluirMaravilhoso seu artigo, um dos mais completos, úteis e interessantes que já li sobre o tema :)
Concordo com suas colocações e procuro aplicá-las em meu blog.
Gostei muito da comparação de nossa casa com o blog, é exatamente assim que vejo. Por isso procuro sempre ajeitar o visual, deixar arrumadinho e com ferramentas úteis e também, sempre fazer testes de carregamento, pois não quero afugentar os visitantes que não possuem uma net muito rápida :)
Suas dicas sobre conteúdo também são ótimas, é preciso ter uma atenção especial com isso e não ter preguiça e sim, dar o nosso melhor :) Embora eu não seja especialista em nenhuma área, sempre que escolho um tema, leio e pesquiso bastante para pelo menos, ter algum conhecimento sobre aquele tema e não falar alguma bobagem, pois um texto público é algo que requer responsabilidade também, pois os visitantes vão levar aquilo a sério :)
Cuidar bem dos visitantes é um dos tópicos que mais prezo e mais admiro em autores. No meu blog, só posto um artigo novo depois de responder os comentários e retribuir todos os comentaristas. Como isso leva tempo, acabo postando pouco, mas prefiro assim, esperar um pouco e dar atenção a todos os que também dispuseram de seu tempo para me visitar :)
Uma coisa que tenho sentido muito é falta de ajuda mútua dos parceiros, alguns me pedem para colocar banner ou mandar guest post e nunca mais voltam ao blog... Tanto que estes dias coloquei na página do banner um aviso que depois de 1 mês, vou dar adeus aos sumidos rsrsrs prefiro dar destaque a um banner de um parceiro que faça jus ao título e que realmente goste do espaço e não que esteja apenas interessado em um link :(
Enfim, seu artigo está maravilhoso, eu poderia comentar por horas :) Adorei :)
Parabéns pelas dicas e esclarecimentos, um artigo muito útil e relevante para nós blogueiros :)
Grande abraço!
Receber um grande elogio de uma blogueira tão experiente como você cara Sammy, só me deixa muito lisonjeado. Concordo plenamente contigo quando diz que tem muitos parceiros que estão apenas interessados em links. Infelizmente muitas pessoas perderam a noção sobre a essência do blogar, que blogar é um serviço de utilidade pública, e não apenas um meio de promover publicidade e ganhar dinheiro. Existe uma onda de criar blogs apenas para ganhar dinheiro, e isso acaba emprobecendo muito a verdadeira essência do blogar, que é oferecer ao público algum conteúdo que tenha algum tipo de utilidade. Não sou contra ganhar dinheiro com blogs, mas é preciso equilibrar as coisas, e esses blogueiros precisam lembrar que a renda é gerada quando se tem conteúdo de qualidade. Qualidade é muito mais importante que quantidade!
ExcluirGrande abraço Sammy, e obrigado por sua contribuição!
As dicas são bem interessantes, não somente para blogueiros iniciantes mas para todos os blogueiros. Obrigado pela visita. No post o qual você comentou, toco em um assunto que realmente incomoda muita gente, mas percebi que ninguém teve coragem de falar. Arrisquei minha popularidade na blogosfera, porém não me arrependo por isso. Ah,já que você é da cidade de Formiga, que conheço, dá uma lida nesse post que produzi: (http://serrademinas.blogspot.com.br/2012/10/casal-de-formigas.html)
ResponderExcluirAbraço
Obrigado Araújo pela visita. E é bom saber que o post pode servir também aos blogueiros mais experientes. Sinta-se sempre a vontade para comentar, pois este espaço também é seu.
ExcluirAbraços.
Olá Bruno:
ResponderExcluirConheci seu blog, através do post que a Lylian fez no blog dela, divulgando o seu e que você comentou.
Vou deixar o mesmo comentário que fiz para a Lylian, pois essa é minha opinião sincera:
O blog não deixa de ser uma rede social, onde a interação é uma ferramente importante para a manutenção do blog.
Visitas e comentários, são a alma do blog.
Sem eles, sua existência não teria razão.
E PARABÉNS pelo seu artigo, tudo o que escreveu, é a mais pura verdade e realidade neste mundo virtual.
Bom fim-de-semana.
Bjs.:
Sil
http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/
Silvana, obrigado pela visita. Seus comentários são muito pertinentes. Os blogs são sim uma rede social muito importante e que promovem interações entre pessoas no mundo inteiro. A blogosfera tem uma força que os blogueiros ainda não descobriram. Há pouco tempo vi o jornalista Paulo Henrique Amorim dizer que a blogosfera surge como a nova potência da mídia online e se usada em todo o seu poder pode mudar muitas realidades.
ExcluirAbraços.