terça-feira, 3 de abril de 2012

Rede Globo: manipulando contingências como ninguém!

Por: Bruno Alvarenga Ribeiro.

Neste domingo (01/04/2012) foi ao ar pelo Domingão do Faustão mais uma edição do evento “Melhores do Ano”. O evento funciona assim: funcionários da Globo e filiais indicam os melhores artistas em diversas categorias (melhor atriz, melhor ator, ator revelação etc). Os três mais indicados vão para votação pela internet e telefone. Aqui surge a primeira dúvida: prevalece o resultado da votação pela internet e telefone? Com relação a isso a dúvida vai continuar pairando no ar junto com as ondas da Rede Globo.


Mas não restam dúvidas sobre outras questões que passam despercebidas e que não deveriam passar. Primeira e mais importante de todas: a Globo manipula contingências de reforço como ninguém. Provarei isso para vocês! Não é estranho o fato dos artistas indicados aos prêmios serem todos Globais? Esta regra não transparece para o telespectador diretamente, mas certamente deve existir entre os bastidores, ou seja, com toda certeza funcionários só podem votar e indicar os Globais. Não é como no “Troféu Imprensa” do SBT, evento que costuma premiar artistas de outras emissoras concorrentes. Não se trata de uma defesa do empresário Sílvio Santos, até porque não estou ganhando nada com isso, nem um centavo sequer. Foi somente uma comparação.

O telespectador que não é bobo, ou é, não sei exatamente dizer se é ou não, deve imaginar que a regra é: “vote nos Globais”. O que a Globo quer com isso? Ela quer premiar seus melhores artistas? Logicamente que ela quer premiá-los, mas existem outros interesses por trás desta premiação. Premiando-os cria-se uma contingência de reforçamento positivo. Assim são reforçados todos aqueles comportamentos relacionados ao desempenho destes artistas em cada uma de suas áreas de trabalho, seja telenovela, telejornalismo etc. São reforçados também os comportamentos de acreditarem que estão trabalhando na melhor emissora, que estão bem empregados, e desta forma são induzidos a defenderem a imagem do lugar onde trabalham, ou seja, eles se transformam nos melhores garotos e garotas propaganda da Rede Globo.


Quem embarca nessa propaganda feita pelos artistas premiados? Já conseguiram advinhar? Ah, essa não é uma reposta muito difícil. Vamos lá, te darei mais um tempo para pensar. Pensou? Provavelmente você chegou a seguinte resposta: quem embarca nesta propaganda são os telespectadores. Bingo!!! Você merece um prêmio caro leitor. É isso mesmo!!! Nós é que embarcamos nessa propaganda que tenta criar uma imagem positiva a respeito desta emissora, emissora que manipula contingências de reforço para nos fazer acreditar que ela é a melhor. E se acreditamos que ela é a melhor, ficamos a um passo de acreditar que ela nos fala a verdade. Se acreditamos que ela é a fonte da verdade nos tornamos iscas fáceis, somos manipulados com muita facilidade.


Qual é a contingência de reforço utilizada para criar essa imagem positiva? Uma contingência de reforçamento positivo. Reforçando positivamente o comportamento de seus artistas a emissora associa reforço positivo à sua marca. Se isso acontece passamos a entender esta marca como estímulo discriminativo que sinaliza a possibilidade de reforçamento positivo. Se assim procedermos muito provavelmente manteremos nossos televisores ligados na Globo durante boa parte do dia. Isso gera Ibope e mantém a emissora no seu lugar de hegemonia, e do alto do seu lugar hegemônico ela continuará manipulando contingências de reforço para controlar o comportamento de seus telespectadores.

Não se engane, a Globo não tem o melhor a te oferecer. Há bons canais abertos na TV que nos oferecem excelentes programações, programações capazes de nos possibilitarem construirmos conhecimentos que podem tornar nossas vidas muito mais úteis.


2 comentários:

  1. Bruno muito boa sua narrativa, descontraída e até engraçada, assisti o documentário "sorria voce está sendo manipulado" e vi o da "ilha das flores".
    Rapaz quando o Gerson Alves, estava cursando psicologia aqui na UFAL eu e um primo meu compramos um casal de American Staffordshire Terrier (pitbull) graças a nossa experiência como criadores e aos trabalhos de reforço da psicologia ( por qual me encantei ), quando alguém fala na globo, vou logo com o exemplo do pitbull a globo faz voce acreditar que todo cão que morda alguém é um pitbull e depois quando já feita a associação, as pessoas já vem com preconceito sobre determinado assunto. É +ou- o que tá acontecendo lá no Análise do comportamento no Facebook. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Você tem toda razão Hélio, pois a Globo tem um grande poder de inserção social, de modo que o que ela diz acaba tendo peso de verdade, e por causa deste "peso" as pessoas acabam assimilando as informações veiculadas por esta emissora sem muitas críticas.

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar!