sexta-feira, 29 de março de 2013

Conheça-te a ti mesmo: uma reflexão sobre a gestão de pessoas

Por: Bruno Alvarenga Ribeiro.

Comecemos com uma historinha. Certa vez numa experiência quatro cegos foram convidados a dizer o que era um elefante depois de apalpar uma das partes do seu corpo. O primeiro apalpou a tromba e disse: um elefante é como uma mangueira de incêndio. O que apalpou a orelha retrucou dizendo: não é nada disso, um elefante é como uma grande folha, plano, porém espesso. Logo o terceiro cego, que havia apalpado uma das pernas mencionou: um elefante não é uma mangueira e nem mesmo uma grande folha, um elefante é como um grande poste de madeira. O quarto cego depois de apalpar a calda disse sorrindo: vocês estão todos enganados, um elefante é como um chicote, fino e com pêlos em sua extremidade.  

E se um dos cegos tivesse a brilhante ideia de questionar: um elefante não seria tudo isso que mencionamos? Se os cegos tivessem trabalhado juntos e somado as percepções não teriam eles chegado a um denominador comum? Não teriam eles decifrado o que é um elefante? Muitos supervisores, gerentes e diretores de empresas são como estes cegos. Só enxergam o seu trabalho. O seu trabalho é sempre mais importante do que o trabalho da equipe. Esquecem da valiosa lição de gestão de pessoas que nos apresenta esta historinha: “o pior cego é aquele que não quer ver”.  

O pior cego é aquele que não quer ver que o sucesso de uma empresa é um produto do trabalho de pessoas. E o bom gestor de pessoas não coloca a sua visão acima da visão de seus colaboradores, ao contrário, ele faz com que a visão da equipe esteja acima dos caprichos individuais. O bom gestor de pessoas não se prende à sua visão, pois sabe que a sua visão é parte integrante de um todo formado pela visão dos colaboradores que compõem a sua equipe de trabalho. O bom gestor de pessoas não é como os cegos da nossa historinha, ele sabe a hora de renunciar à sua visão, pois compreende que o seu sucesso individual é fruto do sucesso da equipe.  

Mas, o que é Gestão de Pessoas? Gestão de Pessoas é um conjunto infinito de atitudes para extrairmos das pessoas o que elas têm de melhor. Pessoas são como um diamante bruto que precisa ser lapidado. O diamante bruto tem o seu valor? Sim, ele tem. Mas, depois de lapidado o seu valor fica muito maior. E é isso o que faz o gestor de pessoas, ele aprimora conceitos e atitudes, primeiro os seus próprios conceitos e atitudes, depois os conceitos e atitudes dos seus colaboradores.  

Disto inferimos que não há gestão de pessoas sem inteligência emocional. Ninguém pode gerir o outro se não pode gerir a si mesmo. Eu sou um bom gestor de pessoas na medida em que o conhecimento que tenho de mim mesmo me permite prever quais serão as minhas atitudes em circunstâncias específicas. Se posso prever, posso evitar aquelas atitudes que têm o potencial de gerar conseqüências desastrosas para os meus relacionamentos.  

Seja inteligente, conheça-te a ti mesmo. Conheça-te a ti mesmo e será um bom gestor de pessoas. Pense nisso! 

4 comentários:

  1. Amigo Bruno! Nossa,você é "fera" nestas questões do emocional das pessoas! Fico com medo de não conseguir acompanhá-lo. BOMBOU! Beijo, Lylian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, adorei o comentário!!! Rsrsrsrs... Bem, faço o que posso para compartilhar um pouco do que sei com as pessoas de forma a ajudá-las. E fico feliz que vc esteja gostando dos textos do blog.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Bruno:
    É incrível que, mesmo com toda a informação disponível, ainda existe pessoas com pensamento retrógrado, do tipo que você citou no seu post.
    As pessoas ainda não estão dispostas, nem preparadas para compartilhar conhecimento.
    Acreditam que, quem têm o conhecimento, detêm o poder é portanto é superior.
    E os colaboradores são meras peças de uma grande engrenagem.
    Esquecem porém, que para essa engrenagem funcionar, é necessária a participação de todos.
    Abraços:
    Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras Silvana. O problema de se tratar pessoas como objetos é que isso acaba criando uma instituição "doente", pois gera um clima de trabalho que acaba afetando a saúde dos trabalhadores, e como consequência isso também afeta produtividade e torna as relações insustentáveis.

      Obrigado pela participação! Abraços.

      Excluir

Obrigado por participar!